6 motivos para aprender um novo idioma

6 motivos para aprender um novo idioma

Já pensou ouvir aquela música internacional que você ama e saber tudo que a letra fala? Ou então finalmente conquistar a vaga dos sonhos naquela multinacional que você sempre quis trabalhar? E que demais seria conhecer um novo país e não passar nenhum sufoco para se comunicar e ainda poder conhecer toda a cultura local?

Quase todo mundo tem um motivo para falar um novo idioma. Mas a maioria dessas pessoas acaba postergando este plano e perdendo a chance de viver coisas incríveis!

Se você ainda precisa daquele empurrãozinho para tirar de vez do papel este objetivo, a gente te dá. Confira agora alguns dos motivos que listamos para aprender uma nova língua!

1. Upgrade na carreira

A melhoria do currículo para alcançar níveis mais altos na vida profissional está entre os motivos mais comuns aos que buscam aprender um novo idioma. Requisito obrigatório para maioria das empresas em suas oportunidades de emprego, ter um colaborador fluente em um idioma estrangeiro é o que garante a empresa a capacidade de negociar com seus parceiros estrangeiros ou de manter sua expansão para outros países, algo cada vez mais comum.

E muitas vezes, mesmo que a vaga não tenha um segundo idioma como requisito, é um diferencial bastante valorizado entre as empresas, ampliando as suas chances frente a algum outro concorrente na busca pela tão sonhada vaga.

2. Oportunidade de expandir seus conhecimentos acadêmicos

Antes mesmo de beneficiar nas oportunidades da vida profissional, um segundo idioma te dá vantagens na vida acadêmica. Saber outras línguas aumenta as chances de expandir os seus conhecimentos acadêmicos, como estudar materiais e textos em línguas estrangeiras, por exemplo.  Além disso, algumas instituições oferecem a oportunidade de participar de cursos ou ações em outros países. 

Seja no colégio, na faculdade ou na pós-graduação, o importante é aprender e praticar cada vez mais um novo idioma.

3. Mais cultura e vida social

Com um novo idioma você pode conhecer novos lugares, culturas e pessoas. Ao viajar para o exterior, conhecer o idioma local, ou o inglês, que é a língua universal, você não passa aperto e com certeza tirará muito mais proveito da cultura local, além de ser um facilitador para fazer novas amizades.

E mesmo que  você não chegue a ir para fora, você pode participar de grupos de conversa e fóruns internacionais de debates on-line, por exemplo, sobre diversos assuntos de seu interesse.

Bônus: razões científicas para vc aprender um novo idioma

As razões mencionadas acima são as mais destacadas quando se fala em aprender uma nova língua. Mas mais que oportunidades na vida pessoal e profissional, aprender um novo idioma traz diversos outros benefícios, comprovados cientificamente, para o seu dia a dia.

Veja alguns deles:

4. Você melhora suas habilidades multitarefa

Pessoas que sabem falar mais de um idioma, especialmente crianças, conseguem “deslocar” facilmente a atenção entre dois sistemas de fala e escrita. Um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, sugeriu que essa habilidade ajuda a desenvolvermos a capacidade de conciliar várias tarefas ao mesmo tempo, já que o cérebro passa pelo exercício de revezar entre diferentes estruturas linguísticas.

5. Os riscos de ter Alzheimer ou demência diminuem

Vários estudos sobre o assunto foram conduzidos e os resultados demonstram que, para adultos que só falam uma língua, a idade média para os primeiros sinais de demência começarem a se manifestar é 71,4. Entre adultos que falam duas ou mais línguas, os sintomas só começam aos 75,5. As pesquisas também consideraram fatores como escolaridade, nível de renda, sexo e saúde física, mas esses aspectos não alteraram os resultados.

6. Sua memória também é fortalecida

Um estudo publicado em 2011 pela Academia Americana de Neurologia mostrou que aprender novos idiomas ajuda a “proteger” nossas memórias, mesmo depois de adultos. Entre os voluntários do estudo, os pesquisadores descobriram que falantes de quatro ou mais idiomas tinham cinco vezes menos chance de desenvolver problemas cognitivos em comparação com quem falava dois idiomas; para os que falavam três línguas, a chance era três vezes menor. Os resultados consideraram a idade e escolaridade dos participantes.

Veja outros motivos científicos aqui!

Pronto, agora você tem razões mais que suficientes para começar a falar um novo idioma. E que tal aprender de um jeito prático e personalizado?

No CIC, as aulas são individuais ou com no máximo três alunos, o que facilita o aprendizado. Além disso, são pensadas para o progresso de cada aluno, aumentando o aprendizado e otimizando o processo de fluência no novo idioma.

Fonte: Galileu

Entre em contato com a gente e saiba mais!

    Add a Comment

    Your email address will not be published.